Descrição de chapéu Serviços 2020

Posto de combustível confiável pode evitar prejuízo de mais de R$ 5.000

Ipiranga é mais campeã da categoria na pesquisa Datafolha

São Paulo

O carro perde força, sofre para vencer a rampa da garagem e demora a ligar. Os sintomas podem indicar problemas causados por combustível adulterado. O truque mais comum é a mistura de etanol hidratado à gasolina, que gera o aumento de consumo dos carros flex e pode causar defeitos graves em modelos que não rodam com álcool.

“O ponto crítico é o dano no bico injetor, que pode ‘travar aberto’, situação em que despeja uma alta quantidade de gasolina o tempo todo direto na câmara de combustão”, explica Bruno Tinoco, administrador da oficina Motorfast. “Isso pode causar quebra por calço hidráulico ou superaquecimento.”

Tinoco explica que motores turbo com sistemas de injeção complexos e caros são mais sensíveis às adulterações. Ou seja: encontrar um posto de confiança ajuda a evitar prejuízos que podem ultrapassar R$ 5.000. Alguns pontos ajudam nessa escolha.

Segundo Marcos Monteiro, gerente técnico do Cempeqc Unesp (centro de monitoramento da qualidade dos combustíveis), o consumidor deve observar se o local exibe informações como razão social e os números do CNPJ e da autorização para o exercício da atividade concedida pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

A origem do combustível deve ser exposta no posto, e as bombas medidoras precisam trazer lacres e certificados de aferição, de acordo com Monteiro. Além dessas exigências, é necessário ter equipamentos para testagem.

“É obrigatório que o revendedor realize análises da gasolina, do óleo diesel e do etanol hidratado sempre que houver uma solicitação do consumidor. Caso haja a negativa, o cliente pode encaminhar o fato à ANP”, diz Monteiro.

O Cempeqc criou o programa de qualidade Posto Fiel, que faz a coleta e a análise de combustíveis em estabelecimentos cadastrados. As informações estão disponíveis no site postofiel.com.br. A ANP divulga boletins mensais com os resultados de testes no site anp.gov.br.

Vencedora na categoria posto de combustível: Ipiranga

32% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1937
Unidades 7.090 em todo o Brasil
Funcionários 75 mil, dos quais 3.000 são diretos
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Criação do conceito do posto completo. Foram os primeiros a instalar pontos de recarga para carros elétricos e a lançar um aplicativo de pagamento eletrônico dedicado aos postos, o Abastece Aí. Na área de sustentabilidade, criou o Programa Ipiranga Carbono Zero, que compensa emissões de CO2
Ações sociais Programa de diversidade e inclusão, com objetivo de promover um ambiente de respeito às singularidades de cada um, programa de voluntariado, que busca promover a educação e o empreendedorismo entre os jovens de escolas públicas, e programa Saúde na Estrada, que visa atender os caminhoneiros, em especial

"Neste momento de crise e incertezas provocadas pela pandemia, estamos mais motivados a seguir prestando o serviço essencial e de qualidade que oferecemos por meio de nossos postos e lojas. Manter a liderança em duas categorias [loja de conveniência e posto] pelo sexto ano seguido significa que estamos acertando em nossa estratégia de ter o cliente e suas necessidades no centro de nossas decisões de negócio."
Miguel Lacerda, diretor comercial

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.