Descrição de chapéu Análise Serviços 2020

Pesquisa Datafolha retrata cenário pré-pandemia e será referência no futuro

Levantamento será termômetro de eventuais variações na imagem das marcas

A pesquisa O Melhor de sãopaulo Serviços 2020 tem valor histórico —ficará registrada como um panorama do mercado imediatamente anterior às mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus na cidade.

O campo do estudo foi realizado entre 11 e 17 de fevereiro, cerca de dez dias antes do diagnóstico do primeiro caso oficial da doença no país, exatamente na capital paulista. As normas de isolamento social, implantadas na cidade depois de pouco mais de um mês, alteraram profundamente o comportamento do consumidor e a dinâmica do setor.


Daí a importância do levantamento atual —servirá de referência para o diagnóstico de eventuais variações na imagem das marcas após momento tão agudo e atípico. A comparação dos dados de hoje com os de tomadas futuras trará o saldo do reposicionamento de categorias e identificará o grau de adaptação de “benchmarks” a uma crise grave que se reflete em diferentes ambientes do negócio.

Como se fixará, por exemplo, na memória do consumidor, a qualidade nos serviços de delivery de supermercados que, nos resultados coletados em fevereiro, já apresentava crescimento no número de empresas mencionadas —o desconhecimento caiu 15 pontos percentuais em relação a 2019 e a líder oscilou positivamente três pontos.


Quais serão os reflexos na imagem de excelência dos serviços de saúde privada, que hoje já dominam a
categoria do melhor hospital da cidade, apesar da queda de cinco pontos do primeiro colocado, justamente o responsável pelo primeiro teste positivo do vírus na cidade e no país?

Será que o SUS intensificará ou não a tendência de alta na categoria de serviços públicos, na qual, apesar de apresentar pela primeira vez desempenho positivo com ascensão de quatro pontos, ainda figura bem atrás do Metrô e do Poupatempo.

No geral, os dados do último campo, feito há dois meses, eram bastante animadores para o setor. Das 36 categorias que possibilitam comparação com o levantamento de 2019, em 33 há queda na dificuldade do entrevistado em citar a melhor marca do ramo.

E foram raros os casos em que esse maior conhecimento se convertia automaticamente em citações à marca líder, o que sugere novos nomes se destacando. Para manter a tendência em cenário tão incerto, o reposicionamento com empatia junto ao consumidor é fundamental para a sobrevivência de um setor importante no combate à crise. ​

Alessandro Janoni

Diretor de Pesquisas do Datafolha

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