Descrição de chapéu Serviços 2020

Imobiliárias apostam no digital sem esquecer o olho no olho

Vencedora da categoria, Lopes investe em site com inteligência artificial

São Paulo

As novas plataformas de negócios imobiliários revolucionaram a forma que as pessoas compram, vendem ou alugam casas e apartamentos. De uma hora para outra, toda a operação, da escolha do imóvel à assinatura do contrato, passou a ser feita na tela do computador ou do celular.

Coube às imobiliárias tradicionais correr atrás —e rapidamente— para não perder terreno.

Com 85 anos de mercado e dona de um portfólio com 240 mil imóveis, o Grupo Lopes está investindo R$ 150 milhões no desenvolvimento de um novo portal, previsto para entrar em operação neste semestre.

Segundo Matheus Fabricio, diretor executivo do grupo, o site será mais robusto do que o atual e usará ferramentas de inteligência artificial para oferecer imóveis conforme o perfil do usuário. Mas a intenção não é substituir o contato humano.

"Uma parcela importante da clientela faz questão do olho no olho, por isso acreditamos no modelo híbrido, que segue o cliente até o fim."

A Lello Imóveis, que está no mercado há 65 anos, vai na mesma direção. Segundo o diretor de marketing digital, Igor Freire, a empresa mantém um setor, o Lello Lab, inteiramente dedicado à inovação. Mas o atendimento à moda antiga também tem sido aperfeiçoado.

"A maioria dos proprietários e inquilinos não gosta de lidar com respostas automáticas. Adotamos as melhores soluções digitais, mas não abrimos mão daquilo que sempre funcionou para nós."

Para o vice-presidente de marketing do Secovi- SP, Claudio Hermolin, investir em tecnologia tornou-se obrigatório também para imobiliárias pequenas. "Todas devem se mexer, melhorando a qualidade das fotos, a descrição dos imóveis e o atendimento online", diz.

Vencedora na categoria imolibiária: Lopes

7% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1935
Unidades Mais de cem lojas em nove estados
Faturamento Receita líquida de R$ 150 milhões em 2019, valor 35% superior a 2018
Volume de vendas Em 2019, foram R$ 4,7 bilhões em VGV (valor geral de venda)
Crescimento Mais de 12% em 2019 em relação a 2018
Inovação Em 2019, o Grupo Lopes iniciou um projeto de transformação digital, com investimentos de R$ 147 milhões. As iniciativas consideram melhorias significativas na experiência de clientes e vendedores, bem como dos corretores associados, e pretendem ampliar a conversão de intermediação, gerando mais receitas

"Somos líderes no mercado nacional e uma das empresas mais admiradas do Brasil. Em 2019, crescemos mais de 12%, e São Paulo continuou apresentando a participação mais relevante: 65% no total das receitas, o que demonstra a importância da cidade para a nossa companhia. É com muita alegria que o grupo recebe esse reconhecimento de uma premiação tão importante"
Marcos Lopes, presidente

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.