Descrição de chapéu Serviços 2020

Cachorro já escolhe mimos em ecommerce, só não paga a conta

Petz e Cobasi são as mais citadas pelos paulistanos na categoria petshop

São Paulo

Depois de ser colocada à frente da tela do computador, a poodle Millie não tira os olhos dos vídeos do pet-commerce da rede Petz.

A ferramenta permite que cães observem e escolham online produtos (como brinquedos), que vão direto para o carrinho de compra quando o animal gosta deles —uma bolinha e uma chupeta, no caso de Millie. Resta ao tutor pagar.


O ecommerce, que não vale para gatos, foi testado por seis meses para ler a reação facial de cães e, como resultado, venceu um Leão de Ouro no festival de Cannes na categoria Creative Data em 2019, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz.

A ação é fruto dos esforços em pesquisa e tecnologia intensificados desde 2015 —hoje, cerca de 78% dos clientes compram por diferentes canais, o chamado omnichannel.

O comércio eletrônico deve crescer em todo o setor, afirma Martina Campos, do Instituto Pet Brasil. O último balanço da entidade, de 2018, aponta essa atividade como responsável por 3,5% do faturamento.

A mudança de comportamento que faz o tutor buscar novidades com frequência tem a ver com a transferência dos animais de quintais para dentro de casa, diz Ricardo Nassar, sócio-diretor da Cobasi. “Ter o animal mais perto faz com que as pessoas consumam produtos de maior qualidade e usem mais serviços.”

A Cobasi é outra marca a concentrar investimentos em inovação. Desde outubro de 2019, o consumidor pode pagar nas lojas com leitura de um QR code usando o aplicativo do Mercado Pago no celular. Em março, por causa do coronavírus, a rede começou a oferecer uma espécie de serviço de drive-thru: o cliente pode ter a mercadoria depositada no porta-malas do carro após a compra online.

A marca, que passa por transformação digital desde 2018, inaugurou neste ano o CobasiLabs, centro destinado a soluções para clientes.

Uma outra inovação dentro do setor segue um caminho diferente: o da prevenção de doenças em animais, nicho explorado pela Dra. Mei, rede de clínicas veterinárias.

A marca desenvolveu programas para melhorar a qualidade de vida do animal em diferentes etapas do seu crescimento —tudo é feito em prontuários digitais. “Agora que todos estão apreensivos com finanças é importante lembrar que é mais caro tratar uma emergência”, diz Cinthya Ugliara, veterinária da Dra. Mei.

Vencedoras na categoria pet shop: Petz e Cobasi

Petz

18% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 2002 (com o nome de Pet Center Marginal)
Unidades 107 no país, em 13 estados mais o Distrito Federal
Funcionários 3.905
Faturamento R$ 1,17 bilhão em 2019
Crescimento 21% em relação a 2018
Inovação A empresa passa por um processo de transformação digital com pesquisa em tecnologia intensificada desde 2015
Ações sociais Adote Petz, que auxilia ONGs e protetores de animais independentes

"Desde o dia de sua fundação, a Petz está absolutamente conectada com o que o consumidor deseja, com a forma que ele quer fazer a compra: lojas 24 horas, omnicanalidade, oferta de produtos, experiência, conveniência e eventos. O prêmio é o reconhecimento de um trabalho de anos."
Sergio Zimerman, presidente

Cobasi

17% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1985
Unidades cem, em nove estados mais o Distrito Federal, em 46 cidades
Funcionários 4.000
Faturamento 1,3 bilhão em 2019
Crescimento 20% em comparação com 2018
Inovação Os investimentos têm o objetivo de manter o pioneirismo nas ações do mercado pet. Neste ano, criou um laboratório de inovação, o Cobasi Labs, em que cinco times formados por profissionais de tecnologia e negócio se empenham para criar soluções para o cliente omnichannel
Ações sociais Criou em 1998 um projeto para adoção de animais que hoje é realizado em lojas e em eventos, em parceria com mais de 40 ONGs. Já ajudou cerca de 30 mil animais a encontrar um lar. As lojas são pontos de coleta de doação para organizações parceiras

"Fomos pioneiros no conceito de megalojas pet no Brasil e sempre estamos atentos para continuar inovando nesse mercado. Junto a isso, investimos na excelência do atendimento ao cliente e nos ambientes de loja como também um espaço de passeio e lazer para toda a família."
Ricardo Nassar, sócio-diretor

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.