Antes de contratar um seguro de automóvel, o consumidor deve estar ciente de que seu perfil é um dos fatores que influenciam no preço final da apólice. Idade, gênero, estado civil, tempo de habilitação, marca e modelo do carro são alguns desses fatores. Estatisticamente, mulheres, pessoas mais velhas, casadas e habilitadas há mais tempo tendem a se expor menos a acidentes.
Além disso, os valores tendem a oscilar conforme o tipo de cobertura e o modelo da franquia a ser escolhido. Embora seja possível realizar cotações online, um corretor de seguros poderá analisar o perfil e a realidade do cliente e propor um plano que contemple as necessidades.
A transformação digital também já impacta esse mercado. De acordo com a Porto Seguro Auto, empresa mais lembrada pelos paulistanos nesta edição da pesquisa Datafolha, o consumidor hoje espera alto desempenho, velocidade e transparência no processo de contratação e utilização do seguro de automóvel.
Isso traz mudanças tanto na forma de atendimento via canais digitais quanto na oferta de serviços.
No segundo semestre de 2019, a seguradora passou a oferecer aos clientes a opção de solicitar acionamentos por meio do WhatsApp, que serve tanto para apólices de automóveis quanto para as residenciais. A estimativa é que o canal já represente 30% dos pedidos em todo o país.
Outro canal que vem ganhando espaço é o App Auto, que permite ao usuário localizar e traçar rotas para estacionamentos, solicitar serviços de motorista, pedir táxi para continuar a viagem em caso de acidente ou pane com o veículo e chamar serviço de leva e traz ao centro automotivo. Após analisar a demanda dos consumidores, a Porto Seguro Auto também incorporou recentemente o crédito para corridas em aplicativos de transporte para clientes que passaram por sinistro, como uma opção ao carro reserva.
Vencedora na categoria seguro de automóvel: Porto Seguro
56% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020
Fundação 1945
Unidades Sede em São Paulo, com 103 sucursais e escritórios regionais em todo o país
Funcionários 13,5 mil
Faturamento R$ 1,387 bilhão em 2019
Crescimento 5% em 2019, em comparação a 2018
Inovação Criada em 2016, a aceleradora de startups Oxigênio tem como objetivo estimular o empreendedorismo. Mais de 40 startups já foram aceleradas, com acompanhamento de mentores do mercado e executivos da companhia
Ações sociais O Instituto Porto Seguro atua nas vertentes cultural, educacional e social, e desenvolve projetos na região de Campos Elíseos, centro de São Paulo. Um deles, o Ação Educa, atende 225 crianças e adolescentes e já formou 1.193 alunos em cursos profissionalizantes
"A premiação parte da opinião dos paulistanos impactados pela nossa atuação, e ver a Porto Seguro nesta posição de destaque, em cinco categorias, é muito significativo. O principal diferencial da Porto Seguro se dá pela relação de confiança entre a companhia e seus segurados, corretores e clientes. Isso faz com que os clientes se identifiquem com a marca e se sintam seguros ao escolher os produtos da companhia e acionar seus mais diversos serviços."
Roberto Santos, presidente
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.