Descrição de chapéu Serviços 2020

Aplicativos de mensagem agilizam contato com seguros de automóveis

Porto Seguro, campeã na categoria da pesquisa, oferece acionamento via WhatsApp

Andrea Vialli
São Paulo

Antes de contratar um seguro de automóvel, o consumidor deve estar ciente de que seu perfil é um dos fatores que influenciam no preço final da apólice. Idade, gênero, estado civil, tempo de habilitação, marca e modelo do carro são alguns desses fatores. Estatisticamente, mulheres, pessoas mais velhas, casadas e habilitadas há mais tempo tendem a se expor menos a acidentes.

Além disso, os valores tendem a oscilar conforme o tipo de cobertura e o modelo da franquia a ser escolhido. Embora seja possível realizar cotações online, um corretor de seguros poderá analisar o perfil e a realidade do cliente e propor um plano que contemple as necessidades.

A transformação digital também já impacta esse mercado. De acordo com a Porto Seguro Auto, empresa mais lembrada pelos paulistanos nesta edição da pesquisa Datafolha, o consumidor hoje espera alto desempenho, velocidade e transparência no processo de contratação e utilização do seguro de automóvel.

Isso traz mudanças tanto na forma de atendimento via canais digitais quanto na oferta de serviços.

No segundo semestre de 2019, a seguradora passou a oferecer aos clientes a opção de solicitar acionamentos por meio do WhatsApp, que serve tanto para apólices de automóveis quanto para as residenciais. A estimativa é que o canal já represente 30% dos pedidos em todo o país.

Outro canal que vem ganhando espaço é o App Auto, que permite ao usuário localizar e traçar rotas para estacionamentos, solicitar serviços de motorista, pedir táxi para continuar a viagem em caso de acidente ou pane com o veículo e chamar serviço de leva e traz ao centro automotivo. Após analisar a demanda dos consumidores, a Porto Seguro Auto também incorporou recentemente o crédito para corridas em aplicativos de transporte para clientes que passaram por sinistro, como uma opção ao carro reserva.

Vencedora na categoria seguro de automóvel: Porto Seguro

56% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1945
Unidades Sede em São Paulo, com 103 sucursais e escritórios regionais em todo o país
Funcionários 13,5 mil
Faturamento R$ 1,387 bilhão em 2019
Crescimento 5% em 2019, em comparação a 2018
Inovação Criada em 2016, a aceleradora de startups Oxigênio tem como objetivo estimular o empreendedorismo. Mais de 40 startups já foram aceleradas, com acompanhamento de mentores do mercado e executivos da companhia
Ações sociais O Instituto Porto Seguro atua nas vertentes cultural, educacional e social, e desenvolve projetos na região de Campos Elíseos, centro de São Paulo. Um deles, o Ação Educa, atende 225 crianças e adolescentes e já formou 1.193 alunos em cursos profissionalizantes

"A premiação parte da opinião dos paulistanos impactados pela nossa atuação, e ver a Porto Seguro nesta posição de destaque, em cinco categorias, é muito significativo. O principal diferencial da Porto Seguro se dá pela relação de confiança entre a companhia e seus segurados, corretores e clientes. Isso faz com que os clientes se identifiquem com a marca e se sintam seguros ao escolher os produtos da companhia e acionar seus mais diversos serviços."
Roberto Santos, presidente

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.