Tradicional na zona norte, Bar do Luiz Fernandes vence duas categorias da pesquisa Datafolha

Casa é considerada por paulistanos o melhor bar para comer e o melhor bar da região onde mora

Carolina Moraes
São Paulo

O item mais pedido do menu do Bar do Luiz Fernandes já nasceu com fama: o bolinho de carne. Preparado desde 1970, ano em que a casa abriu no bairro de Santana, a casquinha crocante e a carne macia do miolo fizeram a cabeça de paulistanos nestes quase 50 anos. 

Um motor não funciona com uma única engrenagem. E seu Luiz, fundador do bar, criou outros bolinhos.

Caso do Carequinha, uma versão do bolovo, e a surpresa da dona Idalina, uma homenagem à esposa que combina carne, berinjela e tomate seco.

Para lubrificar as ferragens, as grandes cervejas comerciais resistem diante ao novo reinado das geladas artesanais. E no melhor clima pé-sujo: bebericadas em copo americano, sobre uma mesinha na calçada, ou, aos mais “roots”, apoiadas no balcão. 

A boa notícia é que uma próxima geração de salgados já está a caminho: um novo  bolinho terá como ingrediente principal o simpático grão-de-bico. 

Bares

Bar do Luiz Fernandes

Botequins

Fixado no mesmo endereço desde os anos 1970, o boteco tem ambiente simples, com mesinhas de ferro e banquinhos de plástico. Fazem sucesso receitas como os bolinhos de carne e o bolovo. Há ainda ampla variedade de acepipes no balcão. Para acompanhar, vá de cervejas em garrafa de 600 ml ou prove as caipirinhas, em sabores como caju e tangerina.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.