Komah, coreano da Barra Funda, é reeleito melhor asiático de São Paulo

Júri - Melhor Restaurante Outras Cozinhas Ásia

Ana Estela de Sousa Pinto
São Paulo

Carne de porco úmida e crocante, com molho apimentado, enrolada em folha de gergelim selvagem. Arroz salteado com conserva de acelga, coberto por omelete fumegante. Tiras de carne semicongelada, pera asiática e gema curada. É a comida original, saborosa e com preço justo que cria filas à noite na Barra 
Funda, bairro da zona oeste paulistana que, a essas horas, costuma estar vazio.

Parte do segredo pode estar no cardápio enxuto (oito pratos no jantar, fora acompanhamentos) e estável (só duas novidades desde a inauguração). Contribuem a arquitetura bem planejada, que facilita o controle da cozinha e do salão, e o tamanho restrito (até 40 lugares).

O Komah poderia estar num bairro badalado de Seul: a inspiração é coreana nos ingredientes, mas o ambiente é contemporâneo e profissional, e a criação do chef Paulo Shin acrescenta sabores surpreendentes. A técnica apurada aparece até mesmo na textura perfeita dos tradicionais kimchi (conserva fermentada e apimentada) e banchans (pratinhos diversos que acompanham a refeição).

Como em time que está ganhando também se mexe, a casa abriu recentemente para almoço, com menu diferente —também enxuto, mas variado e bem pensado para um horário em que os clientes podem ter pressa. Mais novidade está prevista para este segundo semestre: um bar que servirá petiscos inspirados na “pojangmacha”, a comida de rua coreana.

Ficará melhor ainda se a expansão aliviar a espera noturna e trouxer mais tolerância à recepção (que às vezes parece lidar mal com a alta procura) e menos ansiedade quando os clientes, felizes, relutam em liberar as mesas.

Restaurantes
undefined

Komah

Coreana |
até R$66

Na Barra Funda, o pequenino restaurante tem apenas 34 lugares. À frente da cozinha, o chef e proprietário Paulo Shin, que elaborou um cardápio enxuto de receitas coreanas. Entre as sugestões há samgiopsal, uma pancetta assada, glaceada com molho gochujang, doce e apimentado, e o galbi jim, uma costela bovina braseada com molho shoyu e gengibre. Uma das especialidades da casa é o kimchi (acelga fermentada típica). As pedidas adocicadas, aliás, são assinadas pela confeiteira Marilia Zylbersztajn, caso da explosão de chocolat, uma torta de chocolate belga.

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.