Electrolux, Brastemp e Suggar têm os exaustores preferidos dos paulistanos

Na pesquisa Datafolha, a marcas foram lembradas por entrevistados que cozinham

Sílvia Haidar
São Paulo

Receber os amigos para comer em casa é uma delícia. Mas deixá-los ir embora com cheiro de fumaça impregnado na roupa ou no cabelo não é tão agradável.

Para isso que existem os exaustores, que trocam o ar quente da cozinha pelo frio, do lado de fora da casa. 

Nessa categoria, que estreia na pesquisa Datafolha, três marcas empataram como as preferidas pelos paulistanos das classes A e B que costumam cozinhar pelo menos uma vez por semana. Electrolux (9%), Brastemp (9%) e Suggar (8%) dividem o pódio.

No mercado brasileiro desde 1926, a Electrolux produz atualmente quatro modelos de depuradores —filtra o ar do ambiente, mas costuma ter uma potência menor do que os exaustores e as coifas, por isso são um pouco mais baratos e indicados para cozinhas menores.

A Brastemp, criada em 1954 em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, oferece 11 opções de coifas (aparelhos que podem ser usados no modo exaustor ou no modo depurador).

Já a mineira Suggar, foi fundada em 1978 fabricando exclusivamente depuradores de ar. Como a marca virou praticamente sinônimo do produto, a empresa os apresenta em seu site como “Suggar da Suggar”, no setor cozinha. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.