Dengo, eleito melhor chocolate, compensa preço com sabor e sustentabilidade

Júri - Melhor Chocolate

Rodrigo Vizeu
São Paulo

Sendo reticente a doces e sobremesas que não envolvam chocolate, considerei apropriado o convite para escrever sobre o estabelecimento que vende os melhores exemplares deste inestimável derivado do cacau. O que mais chama atenção em uma unidade da Dengo é que ela não parece, ao olhar desatento, uma loja de chocolates, mas de joias ou produtos de beleza.

Chegando mais perto, enfim se vê os mostruários com grandes pedaços de chocolates rachados, os quebra-quebras. A quantidade de opções é um pouco opressora, então aproveite a generosidade dos atendentes para provar. É só pesar o quanto quiser e pagar.

Caso prefira maciez a crocância, que não é o meu caso, outra opção são os bombons. Ao longo de dois dias, fiz o sacrifício de comer todos os sabores disponíveis. Os melhores foram castanha-de-caju, ganache 70% e cumaru.

O terceiro front da marca são as pepitas, que fazem jus ao nome e são verdadeiros achados: amêndoas de cacau torradas e cobertas de chocolate de vários tipos —bom para acompanhar um café ou para ter em casa e comer sem parar (não recomendo a segunda opção).

Barras de chocolate tradicional e quebra-quebra, da Dengo
Chocolate da Dengo, considerado o melhor de São Paulo - Keiny Andrade/Folhapress

Caso sua preocupação seja apenas comer um bom chocolate, vale a pena pagar pelo preço salgado (um bombom de 12 gramas custa R$ 4,20, por exemplo). Os produtos são saborosos e nada têm das bombas de açúcar que são a regra do mercado brasileiro.

A Dengo também vende como parte da experiência preocupações com sustentabilidade, com poucas embalagens, e responsabilidade social, com relação próxima com os produtores de cacau no sul da Bahia (a fábrica fica em São Paulo). Os atendentes são afiados, seja sobre a produção, seja sobre o chocolate em si.

Todas as cinco lojas da Dengo na cidade ficam em shoppings, mas se você quiser se poupar de entrar em um, também é possível encomendar online.

Guloseimas

Dengo

Chocolate

Luciana Lobo, ex-Cau, inaugurou a Dengo com a proposta de aproximar o consumidor dos produtos brasileiros --ela usa cacau proveniente da Bahia. Os bombons valorizam recheios com sabores nacionais: jabuticaba, castanha, cajá e mangaba, entre outros. Um destaque é o quebra-quebra, barras com em sabores como abacaxi com coco e castanha-de-caju com cupuaçu.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.