Descrição de chapéu Opinião Marcos Nogueira

Cozinha, a praia do paulistano

São Paulo tem 20 mil restaurantes e 12 casas estreladas pelo 'Guia Michelin'

São Paulo

São Paulo é uma cidade obcecada por comida. Uma cidade de glutões. Temos 20 mil restaurantes —destes, 7.500 são pizzarias e outros 500 são churrascarias. Cozinha típica de 52 países. Nenhuma outra cidade do Brasil tem tamanha variedade gastronômica.

Cariocas dirão: “São Paulo é feia e não tem praia, não há nada para fazer além de comer”. Inveja e ressentimento. Eles não levam em conta nossos centenas de lava-rápidos e os três aeroportos metropolitanos de São Paulo. Podemos lavar o carro ou apreciar o tráfego aéreo a qualquer hora. É muita opção de lazer.

Mas preferimos nos dedicar à excelência gastronômica.

Dos 50 melhores restaurantes do mundo, 2% ficam em nossa cidade. Temos 12 casas estreladas pelo "Guia Michelin". Tuju e D.O.M. ganharam duas estrelas cada um.

O Brasil todo voa para São Paulo em busca da nossa comida. O mundo já descobriu nossos ótimos restaurantes.

O que o mundo não conhece é a maravilhosidade das nossas cozinhas caseiras.

São Paulo é a terra da Palmirinha, da Ana Maria Braga, da saudosa Ofélia, da maioria dos tele-evangelistas culinários do Brasil. Somos vidrados em realities de cozinha. Somos milhões e milhões de aspirantes a chef.

Dane-se o oceano Atlântico. A praia do paulistano é a cozinha.

Ilustração mostra uma mulher surfando; a prancha é uma fatia de pizza, o mar é feito de espaguete e o Sol é um ovo frito
Silvis
Marcos Nogueira

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.