Com ingredientes que fogem do tradicional, Evvai é eleito melhor italiano de São Paulo

Júri - Melhor restaurante italiano

Vinicius Mota
São Paulo

Quiabo, frango caipira, queijo da ilha de Marajó, pão de mandioca, mandioca com tucupi, farinha de Uarini, pimenta-cambuci, bolo de rolo, torta de banana. Com esse desfile de ingredientes da vizinhança, não é simples classificar a cozinha do Evvai de italiana. Não se encaixa no ramo popular nem no elitizado do gênero.

Mas a carne do frango caipira surge envolta num par de tortelli da cor da abóbora. A pele da ave, transformada em lâminas crocantes, ladeia uma fatia de quiabo. Todos se acomodam numa emulsão do queijo de búfala que veio da ilha amazônica.

Um prisma de mandioca aparece enegrecido de carvão. Dialoga com um mascarpone de ovelha. A pimenta-cambuci recheia o ravióli, cuja massa também contém mandioca.

O bolo de rolo, tão pernambucano, tem recheio de compota de tomate, tão mediterrâneo. Acompanha um sorvete de mascarpone e azeite. É de grana padano o sorvete irmanado com a torta de banana.

A fluidez dos conceitos não complica só a definição da cozinha. Às vezes o paladar contradiz a visão. Um picolé avermelhado chega à mesa na tigela de vidro transparente. Não é paleta mexicana. O glacê de 
morango envolve uma camada de foie gras.

O que parece uma miniatura de carbonara não é carbonara. As tiras finas são de batata. As massas são curtas. O ovo, platinado. 

Em vez da charcutaria da bochecha do porco, um presunto de pato curado na casa.

Snacks para comer sem talher iniciam o passeio pelo longo menu-degustação. Há manteiga de maçã em três graus de cozimento para passar no pão de mandioca de azedume memorável. Há lanchinho de vieira. Iguarias nadam em conchas de mexilhão.

O ambiente confortável e o serviço discreto, mas atento, convidam à permanência. Não vá com pressa nem dispense o café coado no final.

Restaurantes
undefined

Evvai

Italiana |
até R$163.53

Discípulo de Salvatore Loi, Luiz Filipe Souza herdou um antigo ponto do mestre, onde apresenta sua interpretação criativa da culinária italiana. Batizado de Oriundi, seu menu-degustação de nove etapas (R$ 281) pode ter itens como os lagostins selados com lardo, couve-flor caramelizada e estragão e o chorizo de wagyu grelhado sobre demi-glace de vitelo, acompanhado por cebola em diversos preparos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.