Descrição de chapéu Análise

Bares de bairro geram diversidade na pesquisa Datafolha para O Melhor de sãopaulo

Visitas às opções próximas da casa dos entrevistados são mais frequentes

Alessandro Janoni
São Paulo

A dispersão da oferta de novos bares pelos bairros da capital paulista reflete-se sobre os resultados da nova edição da pesquisa Datafolha sobre O Melhor de sãopaulo na opinião dos frequentadores de botecos.

Apesar da grande maioria ir também a estabelecimentos em outras regiões da cidade, as visitas às opções próximas da casa dos entrevistados são mais frequentes —a maior parte costuma ir por pelo menos duas vezes na semana a bares das vizinhanças, taxa que cai pela metade quando há necessidade de deslocamento para outras áreas.

O resultado é uma crescente pulverização nas respostas sobre quais são os melhores bares. O diagnóstico fica claro quando se observa que 26 dos 31 nomes mais lembrados têm 1% das menções, cada um, e 46% das citações não alcançam esse percentual.

Para reforçar a tendência, percebe-se que o Bar Brahma, que lidera todas as edições e que já chegou a concentrar 21% das menções como o melhor bar em 2013, conhece agora seu pior desempenho —é citado por apenas 10% dos entrevistados, mesmo com queda significativa no índice geral de desconhecimento ao longo dos últimos sete anos.

Nenhum líder ultrapassa 5% das menções em seus respectivos quesitos e, em alguns itens, como o melhor bar da região onde moram e o melhor bar para se comer, a maioria das respostas não alcança 1%, cada uma.

O cenário indica necessidade de comunicação dirigida associada à cobertura geo-referenciada para marcas que pretendam garantir espaço privilegiado na mente dos frequentadores, já que esse mercado parece cada vez mais atuar com estratégias de “micromarketing” local nos bairros da capital.

Alessandro Janoni

Diretor de Pesquisas do Datafolha

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.